terça-feira, 20 de julho de 2010

- Fotografia em modo Retrato

Olá pessoal!
Espero que estejam bem!Um dos modos mais legais de se fazer a fotografia é o Modo Retrato. Colocar o motivo em primeiro plano e desfocar o segundo plano, deixa um efeito muito bacana nas fotografias. Claro que não estou falando em editar uma foto em algum programa disponível e sim, conseguir este efeito já no momento em que estamos fazendo a fotografia.
Na semana passada, a cachorrinha do meu sobrinho estava brincando no gramado e eu inventei de fazer umas fotos de brincadeira. Foi muito divertido!!!!
Apesar de já ter publicado um tutorial onde um amigo do fórum Mundo Fotográfico explica técnicas detalhadas, gostaria de compartilhar alguns detalhes destes momentos.

Estas são as fotos da brincadeira:
foto1 foto 2 foto 3
Neste episódio eu tentei aplicar algumas técnicas, muito úteis.

1) Sempre que for fotografar algum animal ou criança, procure ficar no mesmo nível dele. (Nestas fotos eu estava deitado na grama)
2) Quando o animal ou pessoa não estiver olhando para a você (Conforme foto 2), procure deixar mais espaço para o lado onde estiver olhando. Assim, temos a sensação de continuidade da foto, pois ficamos tentando imaginar oque ele estava olhando.
3) Agora vamos falar de ajuste da máquina:
- Se a sua câmera é uma compacta (estilo Cyber-Shot), tente usar o modo retrato dela (onde aparece um rosto de uma pessoa)
- Se a sua câmera possui ajuste manual, vamos lá:
- Procure ajustar a abertura do diafragma para o máximo possível (o menor de "f" que você conseguir) mas tome cuidado para a foto não ficar superexposta (muito clara). Você terá que compensar, aumentando a velocidade do obturador. (ajuste a velocidade de acordo com oque está pedindo na fotometria)
- Procure usar uma objetiva (lente) de zoom, ou tele
-Caso o motivo seja algo que está em movimento, procure fotografar com velocidade acima de 1/40s. (1/60s já congela a velocidade das pessoas)

Resumindo, o segredo das fotos em retrato está na abertura maior do diafragma.

Agora se o objetivo é manter tudo nítido, devemos fazer o processo inverso, ou seja, a menor abertura possível do diafragma (maior valor do "f").

Abaixo está uma foto feita com abertura em f9, velocidade 1/125s e com uma distância focal de 30mm. (ver detalhes no tópico sobre noções básicas)


Qualquer dúvida, é só dar um alô!
Espero ter ajudado!

Grande abraço!
Celso


3 comentários:

  1. muito bom o post, só não entendi uma coisa, distância focal de 30mm?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos comentários!

    Thiago, eu estava usando uma lente com o range de foco entre 18 e 55 mm. Nesta foto eu ajustei a distância focal para 30 mm.

    Para aprofundar mais...veja esta publicação maravilhosa e profunda do colega Leo Terra (para mim, um dos mestres dos magos do Site Mundo Fotográfico):

    http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0

    Muito obrigado Leo Terra!

    Grande abraço!
    Celso

    ResponderExcluir