quarta-feira, 21 de julho de 2010

- Aviso aos navegantes!!!!

Buenas pessoal!
Espero que estejam bem!
Hoje, estava refletindo sobre o aprimoramento das técnicas de fotografia e gostaria de compartilhar alguns pontos com todos vocês.
Diz respeito aos comentários que soltamos (as vezes sem perceber), quando algum amigo vêm mostrar alguma fotografia para nós. 
Temos sempre que tomar cuidado para não criticar possíveis falhas cometidas no momento do registro feito pelo nosso colega. Aliás, existe uma certa diferença entre Registro e Fazer uma foto.

- Registro, é quando captamos um momento ou tema, sem a preocupação em fazer uma foto com arte e utilizando técnicas apuradas.

- Fazer uma foto, é quando paramos para analisar o melhor ângulo, a melhor exposição, o melhor enquadramento e sempre buscando o melhor de si, para tornar aquela foto uma foto artística (como se fosse pintar um quadro).

Bom...voltando para a reflexão, temos que entender que o nosso colega está somente mostrando o registro de uma cena importante na vida dele, um lugar, ou  motivo que marcou para ele e etc. Ele não está mostrando a foto, para que possamos avaliar as técnicas de fotografia.  
Agora quando ele pergunta os pontos de melhoria que existem,  ou como ele poderia melhorar a foto mostrada, com muito cuidado, vamos compartilhando o que estamos enxergando de melhoria com o nosso colega. Com o objetivo de trocar experiências. Pois existe uma frase que eu adoro: "Não existe saber mais, ou saber menos! Existe saber diferente!" (não me lembro o autor)


Outro cuidado que devemos ter, é quando vamos mostrar nossas fotos para aquelas pessoas que não gostam tanto como nós de fotografia. 
Tranquilamente, passamos horas apreciando uma foto. Mas isso passa a se tornar uma tortura para quem não gosta. Portanto, tome cuidado para não se passar por um mala, detalhando todas as técnicas que você usou para fazer aquela foto.


OBS: Comigo vocês podem mostrar todas as suas fotos, que eu vou apreciar cada uma delas! hehehe


Desculpem-me pelo longo texto!?


Um grande abraço!
Celso

4 comentários:

  1. Bem citado Celso, para quem não se interessa por fotografia como nós, o interessante é ver fotos de lugares diferentes, da família, etc, não importa a técnica usada, ou anglo estratégico rsrss...

    E o texto não foi longo não, ou se é longo não da pra perceber... rsrs
    um abraço e valew pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu nunca tinha pensado sob esse prisma? UIAHUIAHA

    ResponderExcluir
  3. É Keiji.....esta foi uma dica da Márcia.

    Vamos tomar cuidado!

    Grande abraço!
    Celso

    ResponderExcluir